quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Terra vs Espaço


Porque razão alguém haveria de querer sair deste planeta?
Percebo que querem ver o mundo de outro ponto, ver o mundo do espaço, sem dúvida que deve ser único e belo. Talvez a sobrevivência da nossa espécie no futuro seja devido à nossa evolução tecnológica. Quem sabe um dia não teremos realmente de mudar de planeta por termos destruído este... Evolução é inevitável, não ponho isso em causa, mas porquê querer sair dele sem nenhuma razão aparente?
Filmes como "Star Trek" ou até mesmos os nossos amigos "Jetsons" ... sonhos criados por nós para atingir o inatigivel. Queremos sempre aquilo que não temos.
Somos uma espécie ambiciosa, sem dúvida. Tão ambiciosa por querer sempre mais e muito, acabamos por destruir o sítio onde vivemos, destruir o que de tão belo sobreviveu antes de nos industrializarmos, apenas pelo nosso belo conforto. Nao condeno conforto, mas se isso põe em causa o mundo em que vivo ou o ar que respiro, sim ... talvez condene. Muito do conforto que temos em nossas casas são bens precisos para o nosso dia-a-dia. Fomos criados com tais tecnologias, no qual agora não podemos viver sem. Mas também muitos que estão pelas nossas casas, apenas apareceram por pura comodidade. Tornamo-nos preguiçosos com tais regalias.
É a evolução.
Mas não deixo de condenar alguns actos feitos contra a natureza. Não consigo não achar belo o adormecer do sol no belo azul do mar, os pássaros a cantar no primeiro raiar do sol, o barulho do silêncio em noites frias, o som de o rio, ou a primeira flor na Primavera ou uma folha a cair no Outono... como é possível alguém neste planeta querer abdicar de tudo isso, apenas porque querem inovação ou novidade?Não trocava nada disso, por uma vida no espaço. Sem dúvida que deve ser uma experiência única e gratificante ver do espaço, o nosso berlinde azul...mas, não trocava.
Amo demasiado o mundo em que vivo.
Chamem-me antiquado, se tiver que ser ...
"One Small Step for Man, One Giant Leap for Mankind."
(One Very Small Step for Mother Earth)

João Carlos

Sem comentários: